34ª Sessão Ordinária e 04ª Extraordinária (16.10.23)

por Daniel Augusto Schmoller publicado 19/10/2023 13h38, última modificação 19/10/2023 13h38
Resumo da 34ª Sessão Ordinária e da 04ª Extraordinária de 16 de outubro de 2023.

A Câmara Municipal de Imbuia realizou nesta segunda-feira (16) a trigésima quarta Sessão ordinária de 2023 e a 04ª Sessão Extraordinária.

Vereador Presidente Ezair Erhardt (MDB) agradece a todos imbuienses que fizeram doações para os municípios atingidos pelas enchentes. E agradece em especial aos organizadores desta ação

Em tempo comentou sobre os estragos das chuvas na agricultura, que é principal fonte de renda em vários municípios atingidos e que causará prejuízo aos produtores de varias culturas como milho, feijão e cebola. E que pôr o nosso município ser em parte alta talvez ainda sobra alguma coisa.

1ª DISCUSSÃO E VOTAÇÃO DO PROPOSTA DE EMENDA A LEI ORGÂNICA Nº 02/2023 – Altera o § 3º do art. 101 da Lei Orgânica do Município de Imbuia, que trata da permissão de uso de bem público. Aprovado por unanimidade.

EXPLICAÇOES PESSOAIS

Vereador Aldori Rengel (MDB) comentou sobre o estado da quadra do Ginásio Municipal Horácio Laurindo Machado. Pede providências pois ela apresenta muita umidade e quando os atletas vêm o estado da quadra ficam com medo pelo risco de lesão. E por isso recebem reclamações quase diárias. Sugerindo ao Executivo que estude para conseguir a melhor solução, pois, pode acabar por ter que cancelar o campeonato.

Sugeri ao Executivo Municipal que na próxima licitação de coleta de lixo seja incluído que uma vez por semana seja recolhido nas estradas gerais do interior. Em especial na Nova Alemanha, comunidade que tem várias casas de aluguel, as famílias deixam o lixo nas caixas de coleta por não haver outro local e acabam por ficar o mês inteiro o lixo esperando.

Parabeniza as organizações das comunidades de Nova Alemanha, Alto Ivaí e Chapadão Unida pela realização de evento no último sábado (dia 14) voltado para as crianças. Aonde tiveram aproximadamente 100 crianças participando do evento que estava muito bem organizado e que vai continuar nos próximos anos evoluindo. Agradece em nome do Presidente Valdeci Knaul estendendo aos demais que colaboraram.

Vereador Leonir Pedro Braun (Podemos) convida a todos a prestigiarem a Festa de Nossa Senhora aparecida na comunidade de Alto Rio Engano.

Agradece a população pela arrecadação de alimentos e produto de limpeza para doar as comunidades atingidas por enchentes. Lembrando que o povo de Imbuia sempre ajudou.

Acompanha a fala do Vereador Aldori sobre a quadra do Ginásio. Aonde sugere que se busque de recursos para reforma da quadra e reforma do ginásio como um todo. Destacando que o município de Imbuia sempre foi protagonista em varias modalidades e para tanto merece um Ginásio de qualidade.

Vereador Jorge Luiz Sardo (MDB) colocou que a Câmara recebeu no dia 04 a visita da Professora Rosana, juntamente com os alunos do Pequeno Polegar. Aonde eles desenvolveram Projeto sobre o tratamento de lixo e em campo perceberam a grande quantidade de bitucas de cigarro jogadas pelas ruas. Assim procurou a Câmara de Vereadores para pedir apoio para confeccionar. A Prefeitura doou material e o Vereador Jorge e o Presidente Vereador Ezair montaram e serão instalados pela cidade. Ainda parabeniza a Professora e também a Diretora Marcia que vem desenvolvendo Projeto de Sustentabilidade com mais atividades em destaque como a horta.

Reforçou as falas do Vereadores a respeito da quadra do Ginásio Municipal de Esportes.

Sobre as enchentes apresenta que será um ano muito difícil para agricultura.  Quando se olha as lavouras vê clima de chuvas vêm fazendo mal pra elas e sem dar tempo dos defensivos que os agricultores passam fazer efeito. Coloca que se pode preparar para um grande prejuízo neste setor.

Sobre os municípios atingidos apresenta que é uma situação muito triste esteve lá e colocou é desolador ver o lodo que tomou conta das casas. Ver as pessoas tendo que limpar, ter que jogar moveis para poder voltar para lá. Nota também os abrigos e a dificuldades destas pessoas, lembrando como foi frio as ultimas noites. Concluindo que apesar das dificuldades que se apresentam para o nosso município temos a agradecer pois tem muito gente em situação pior.

Coloca ainda que foi decretado Situação de Emergência e que possibilira a vinda de recursos para ajudar aqueles que sofreram perdas.

SESSÃO EXTRAORDINÁRIA

01ª DISCUSSÃO E VOTAÇÃO PROJETO DE LEI COMPLEMENTAR Nº 12/2023 – Autoria: Poder Executivo Municipal => Altera dispositivos na Lei Complementar nº133, de 24 de agosto de 2023 (Piso Nacional da Enfermagem) e dá outras providências. Aprovado por unanimidade.

Ao encerramento o Presidente marcou a Próxima Sessão Ordinária para o dia vinte três de outubro as 19 horas.

Acesse a integra da Sessão aqui: