10ª Sessão Ordinária (11.04.2022)

por Daniel Augusto Schmoller publicado 13/04/2022 11h13, última modificação 13/04/2022 11h13
Resumo da 10ª Sessão Ordinária de 11 de abril de 2022.

A Câmara Municipal de Imbuia realizou nesta segunda-feira )11) a décima Sessão Ordinária do ano de 2022.

LEITURA DE MATÉRIAS LEGISLATIVAS:

No expediente foram lidas as seguintes Matérias que serão analisadas pelos Vereadores:

PROJETO DE LEI COMPLEMENTAR Nº. 04, DE 17 DE MARÇO DE 2022 – Altera a Lei Complementar nº 12, de 28 de setembro de 2003, Estrutura, quadro de pessoal e o plano de carreira dos servidores públicos municipais do Município de Imbuia e dá outras providências.

PROPOSTA DE EMENDA A LEI ORGÂNICA Nº 01/2022 DE 31 DE MARÇO DE 2022 – Altera o Inciso IV, do art. 18 da Lei Orgânica do Município de Imbuia, alterando o prazo de validade de concurso público.

PROJETO DE LEI Nº. 11, DE 31 DE MARÇO DE 2022 – Autoriza o Executivo Municipal a anular dotações orçamentárias e criar Crédito Especial. Estado de Santa Catarina Câmara de Vereadores de Imbuia

Vereador Presidente Jorge Luiz Sardo (MDB) agradeceu a Administração Municipal e Secretaria de Obras pelo trabalho realizado na comunidade de Vista Alegre. Parabenizando-a pelo trabalho bem feito.

Comenta que na quinta-feira na abertura da festa da cebola esteve com o Prefeito Deni e aonde conversou com Secretário de Estado e Governador sobre a obra na serra da Ilha Grande aonde eles confirmaram que a obra vai acontecer, somente estão aguardando licença do IMA para começar.

1ª DISCUSSÃO E VOTAÇÃO DO PROJETO DE LEI Nº 09 de 14 de março de 2022 – Dispõe sobre a criação do Conselho Municipal de Turismo – CONTUR, e dá outras providências. Aprovado por unanimidade.

2ª DISCUSSÃO E VOTAÇÃO DO PROJETO DE LEI COMPLEMENTAR Nº 03, DE 03 DE MARÇO DE 2022 Altera o número de cargos da Lei Complementar nº 113, de 10 de novembro de 2021, que cria empregos públicos de Agente Comunitário de Saúde e Agente de Combate às Endemias, dispõe sobre o plano de carreira e dá outras providências. Aprovado por unanimidade.

DISCUSSÃO E VOTAÇÃO DA MOÇÃO Nº 01/2022 (REPÚDIO) – Autoria: Vereador Jorge Luiz Sardo => Repudia a atitude do Vereador da Câmara Municipal de Florianópolis, Senhor Maykon Costa (PL), pelas agressões verbais a Vereadora Priscila Fernandes (PODE), ocorridas durante o seu mandato, em especial, as que aconteceram durante a sessão do dia 21 de março de 2022. Aprovado por unanimidade.

Vereadora Giani Ferreira da Silva (PP) solicitou oficio de agradecimento ao Deputado Estadual José Milton Scheffer por destinar a APAE do município de Imbuia um carro. Atendendo assim uma demanda da bancada do PP. E que ainda destinará recurso para reforma do prédio da APAE.

Parabenizou a Administração pelo cuidado que tem tido com o Parque de Exposições e da qual espera que ele continue assim bonito e bem cuidado.

Solicitou ao Executivo Municipal que atendendo pedido do “Senhor Lande” que faça uma revitalização do Parque Infantil na praça na chegada da cidade. Aonde alguns brinquedos precisam de reformas pois pode acontecer de alguma criança se machucar. E onde ele mesmo se propõe a cuidar do espaço e sendo que estando bonito e revitalizado ele pode dar uma atenção maior.

Conclui desejando um feliz domingo de Páscoa a todos.

Vereador Leonir Pedro Braun (PODEMOS) contou a história da migração para Imbuia. Sendo o processo de migração um processo de perdas, fugas, separações, sonhos e esperança. Sentimento que atraíram as famílias Kammers, Justen, Hoegen, Raitz, Allein entre outras para o Alto Rio dos Bugres. Tendo como objetivo achar um lugar para se instalar. E por meio da Sociedade Colonizadora Catarinense S.A foram para a Colônia Bom Retiro. Em viagem a cavalo e por muitos dias ate chegar o local que Davi Kammers denominou Alto Rio do Bugres.

Conta que as condições de viagem foram difíceis. Estradas precárias, vezes ainda abrindo por meio de facão. Carregando as crianças em cestos e adultos hora em lombo de cavalos, hora a pé. Até chegar ao destino e onde se estabeleceram. Em modo de pixurum, um ajudando outro no plantio e colheita. E uma engorda de porco para pagamento de terras. E quando não havia trabalho na lavoura, trabalhavam abrindo estradas.

Conclui desejando uma Feliz Pascoa.

Vereador Aldori Rengel (MDB) parabenizou o trabalho do Vereador Leonir e a homenagem que vem fazendo.

Agradece ao Secretário de Obras por trabalhos realizados na comunidade Chapadão Unida deixando a estrada da comunidade muito boa.

Solicita ao Executivo Municipal atenção a iluminação pública do município. Coloca que vem solicitando a algumas semanas. E que é algo bastante cobrado pela população.

Ao encerramento o Senhor Presidente marcou a Próxima Sessão Ordinária para o dia 18 de abril as 19:00 horas.

Acesse a íntegra da Sessão aqui.