10ª Sessão Ordinária (10.04.2023)

por Daniel Augusto Schmoller publicado 12/04/2023 16h33, última modificação 12/04/2023 16h33
Resumo da 10ª Sessão Ordinária de 10 de abril de 2023.

A Câmara Municipal de Imbuia realizou nesta segunda-feira (10) a décima Sessão ordinária de 2023.

Foram apresentadas as seguintes Matérias:

PROJETO DE LEI COMPLEMENTAR Nº 04/2023 – Autoria: Executivo Municipal => Altera a Lei Complementar nº 125, de 7 de dezembro de 2022, Estatuto dos Servidores públicos Municipais de Imbuia, e dá outras providências.

PROJETO DE LEI Nº 07/2023 – Autoria: Leonir Pedro Braun => Dispõe sobre a denominação da Rua José João Peixe.

REQUERIMENTO Nº 02/2023 – Autoria: Todos os Vereadores => Requer um relatório contendo informações sobre as despesas realizadas nos Exercícios de 2020, 2021 e 2022, individualizadas POR ANO E POR CREDOR, referentes a manutenção da frota de veículos e máquinas da municipalidade.

1ª DISCUSSÃO E VOTAÇÃO DO PROJETO DE LEI Nº 04/2023 – Autoriza o Poder Executivo Municipal a alienar bens móveis inservíveis para a municipalidade e dá outras providências. Aprovado por unanimidade.

DISCUSSÃO E VOTAÇÃO DA REDAÇÃO FINAL DO PROJETO DE LEI Nº 01/2023 – Dispõe sobre a tabela de preços de prestação de serviços e utilização de equipamentos e dá outras providências. Aprovado por unanimidade.

DISCUSSÃO E VOTAÇÃO DO REQUERIMENTO Nº 02/2023 – Autoria: Todos os Vereadores => Requer um relatório contendo informações sobre as despesas realizadas no Exercício de 2022, por credor, referentes a manutenção da frota de veículos e máquinas da municipalidade. Aprovado por unanimidade.

DISCUSSÃO E VOTAÇÃO DA MOÇÃO DE APELO Nº 02/2023 – Autoria: Todos os Vereadores => Apela ao Poder Executivo Municipal para que adote providências concretas e efetivas quanto a segurança e proteção dos alunos e servidores das unidades de ensino de nosso Município. Aprovado por unanimidade.

EXPLICAÇOES PESSOAIS

Vereador Jorge Luiz Sardo (MDB) comentando sobre a semana que passou a qual foi vivenciado tragédias. Em Blumenau no Centro de Educação Infantil Bom Pastor ataque que acarretou na morte de quatro crianças. E acabou alarmando a região toda. Assim os Vereadores apresentam Moção de Apelo para que a Prefeitura tome medidas de segurança. Relata que o costume é deixar portões abertos, mas que terá que ser mudado. E que deve se investir para evitar uma tragédia neste município.

E aqui em Imbuia, no sábado, ocorreu a tragédia que foi tirada a vida de uma pessoa muito boa, Senhor Orli da Silva. Pessoa que gostava de cuidar de animais, especialmente os abandonados no Parque. Destaca a preocupação com as pessoas estranhas que há no município e que tem que tomar cuidado em virtude de haver pessoas mal intencionadas. Solicita ainda de Oficio de Condolências à família do Senhor Orli Valdemiro da Silva.

Reforça a Indicação apresentada no ano de 2021 para que a denominação do Grupamento da Policia Militar de Imbuia em homenagem ao Sargento Juarez Peixe.

Sobre a situação dos ciganos coloca que foi cobrado e na Prefeitura e pegou cópia de Oficio que a Prefeitura tinha envia solicitando a saída e dando prazo até dia 11. Ou seja, já estava agindo para a retirada deles do Parque.

Solicitou atenção do Executivo Municipal com a Rua Fernando Allein. Para que fizesse limpeza e recuperação das bocas de lobo. Destacando que a rua é uma das chegadas do município.

Vereador Leonir Pedro Braun (PODEMOS) comentando sobre a Moção de Apelo para tomadas de ações efetivas nas unidades de educação. Aponta que antes das mudanças nas estruturas deve-se realizada a contratação de seguranças para unidades de educação. Ressalta que assuntos de origem escolar somente vem a tona quando tragedias como a que ocorreu em Blumenau.

Segue comenta sobre lombada que já pediu na Rua Governador Celso Ramos. Aonde enquanto as pessoas não entenderem que rua não é pista de corrida e antes de acontecer uma fatalidade vai continuar pedindo lombada. Nas proximidades do Deposito do Adirso Scheidt um carro bateu em uma caminhonete a partindo no meio de tamanha velocidade que estava.

Segue defende seu Projeto de Lei 07/2023 para que seja denominada de Rua José João Peixe. Apresentando a biografia do homenageado destacando sua família, suas ações principalmente na comunidade de Samambaia. E também atuando como delegado substituto por um ano. Conclui pedindo a aprovação da Lei pelos Vereadores.

Ao encerramento o Presidente marcou a Próxima Sessão Ordinária para o dia 17 de abril as 19 horas.

Acesse a íntegra da Sessão aqui.