09ª Sessão Ordinária (04.04.2022)

por Daniel Augusto Schmoller publicado 06/04/2022 11h09, última modificação 06/04/2022 11h09
Resumo da 09ª Sessão Ordinária de 04 de abril de 2022.

A Câmara Municipal de Imbuia realizou nesta segunda-feira (04) a nona Sessão Ordinária do ano de 2022.

LEITURA DE MATÉRIAS LEGISLATIVAS:

No expediente foram lidas as seguintes Matérias que serão analisadas pelos Vereadores:

PROJETO DE LEI Nº. 10, DE 24 DE MARÇO DE 2022 – Autoriza o Executivo Municipal a anular e a suplementar dotações orçamentárias e dá outras providências.

Vereador Presidente Jorge Luiz Sardo (MDB) relatou da sua agenda da semana que passou. Terça feira acompanhando munícipes de Imbuia para conhecer a ALESC e alguns pontos turísticos de Florianópolis. Projeto do Deputado Estadual Jerry Comper e da qual considerou uma viagem e sendo que quem participou dela gostou.

A partir da tarde fez inscrição em curso da qual participou durante a semana com o tema Emendas impositivas e as relações Governamentais dos Vereadores com Governo do Estados e a União.

Na quarta-feira, juntamente com o Prefeito Deni, Vice Lauri e Vereador Altair participou de Audiência Pública na Defesa Civil para pedir uma galeria na Rua David Kammers. Aguardando projeto para ver se conseguirá.

Na quinta-feira no período da tarde participou juntamente com as mulheres que compõe o Conselho da Mulher de Imbuia de Palestra na ALESC. Palestra onde as mulheres gostaram de participar e destacando ser de assunto importante.

Coloca que ainda conversou com Deputado Estadual Jerry Comper reinvidicou a obra da Serra da Ilha Grande onde ele repassou que cobra diariamente o inicio dela. Reforça o papel do Vereador e também de Deputado de cobrar visto não ser estes que executam as obras.

Comenta ainda que por rede sociais foram bastante criticados, principalmente por ter dado uma data de início que não aconteceu. Mas que estão cobrando direto para que ela comece. Sendo que a obra já esta licitada e a empresa vencedora esta aguardando uma licença do IMA.

Conclui pedindo a participação dos Vereadores na Assembleia da UCAVI no próximo sábado. Valorizando a Instituição que é modelo.

1ª DISCUSSÃO E VOTAÇÃO DO PROJETO DE LEI COMPLEMENTAR Nº 03, DE 03 DE MARÇO DE 2022 - Altera o número de cargos da Lei Complementar nº 113, de 10 de novembro de 2021, que cria empregos públicos de Agente Comunitário de Saúde e Agente de Combate às Endemias, dispõe sobre o plano de carreira e dá outras providências. Aprovado por unanimidade.

Vereadora Kétrin Priscila Sell (MDB) Parabenizou os organizadores do evento em homenagem ao Dia da Mulher no dia trinta de março. Colocando como sucesso com a participação de mais de quatrocentas mulheres. Justificando que não pode participar por estar em curso na cidade de Florianópolis, juntamente com a Vereadora Giani. Mas até agora vem escutando somente elogios.

Outro evento foi realizado na quinta-feira para as mulheres do Conselho Municipal dos Direitos da Mulher, organizado pela Bancada feminina da ALESC. Onde elas conheceram o Observatório da Violência da Mulher em Santa Catarina. Ressaltando ser muito bom ter um grupo participativo, pois desta forma o município só tem a ganhar.

Apresentou ainda que Secretária da Saúde está com campanhas de Vacina de Influenza e Sarampo. Haverá a segunda edição do programa de saúde e bem estar. E logo terá o lançamento do Programa Previne Mulher 2022.

Na semana anterior encerrou o Grupo de Gestantes com ampla participação de pais e mães. E a obra do centro de especialidades que em toques finais e logo estará concluída.

Apresentou sobre o Curso participado na cidade de Florianópolis entre os dias 29 e 01 de abril organizado pela Empresa de Centro de Estudos da Administração Pública (CEAP) participando juntamente com a Vereadora Giani, Vereador Jorge e Servidores Laudir e Marcos. Curso com o tema Emendas Impositivas e as relações Governamentais dos Vereadores com Governo do Estados e a União. Um assunto de muita importância para todos.

Colocou sobre a Participação juntamente com a Vereadora Giani do 02º Encontro de Mulheres Parlamentares Municipais com a presença do Vice Governadora do Estado. Tendo onde entre os temas abordados a participação Femina na politica e os desafios da Vereadora Mulher.

Vereador Leonir Pedro Braun (PODEMOS) comentando sobre o trabalho que irá realizar “conhecendo Imbuia” objetivando contar a história imbuiense. Destacou que saber a história e seu processo constitutivo é o caminho para construção de uma identidade. Propiciando o conhecimento e valorização do município aos moradores.

A realização é uma busca de saber o que se conhece observando os cem anos de colonização e sessenta de emancipação. Estabelecendo a relação entre passado, presente e futuro. Desenvolvendo no munícipe uma forma diferenciada de conhecer a história. Possibilitando a todos conhecer a história e observar os avanços do município.

Colocando que todas as segundas feiras até o aniversário de emancipação irão contar a história do município por meio de histórias, biografias e lendas e outros casos que vem a fazer parte da história. Tendo como material base os dois livros escritos sobre a histórias do município Levantado analises de fotos, rodas de conversas, depoimentos e demais casos que irá relatar.

Vereador Altair Rengel (PP) convidou a todos a participaram na sexta as 17 horas a entrega do carro da APAE com participação do Deputado José Milton Scheffer e aonde também vai relatar de recurso para fazer a cobertura do prédio da APAE.

Ao encerramento o Senhor Presidente marcou a Próxima Sessão Ordinária para o dia 11 de abril as 19:00 horas.

Acesse a íntegra da Sessão aqui.