07ª Ordinária e 01ª Extraordinária

por Daniel Augusto Schmoller publicado 24/03/2023 15h29, última modificação 24/03/2023 15h29
Resumo da 07ª Sessão Ordinária e da 01ª Sessão Extraordinária de 20 de março de 2023

A Câmara Municipal de Imbuia realizou nesta segunda-feira (20) a sétima Sessão ordinária de 2023.

LEITURA DE MATÉRIAS LEGISLATIVAS:

PROJETO DE LEI Nº 04/2023 – Autoriza o Poder Executivo Municipal a alienar bens móveis inservíveis para a municipalidade e dá outras providências.

PROJETO DE LEI Nº 05/2023 – Autoriza o Poder Executivo Municipal a anular dotações orçamentárias e a criar crédito especial.

PROJETO DE LEI Nº 06/2023 – Institui o Conselho Tutelar do Município de Imbuia e dá outras providências

INDICAÇÃO Nº 06/2023 – Autoria: Vereador Leonir Pedro Braun => Sugere ao Executivo Municipal que efetue a correção do grau de inclinação da curva que fica logo após a ponte da Rua Adolfo Melo.

1ª DISCUSSÃO E VOTAÇÃO DO PROJETO DE LEI COMPLEMENTAR Nº 02/2023 – Dispõe sobre os adicionais de Graduação e Pós-Graduação e dá outras providências. Aprovado por unanimidade.

1ª DISCUSSÃO E VOTAÇÃO DO PROJETO DE LEI COMPLEMENTAR Nº 03/2023 – Dispõe sobre os adicionais de Graduação e Pós-Graduação do Poder Legislativo e dá outras providências Aprovado por unanimidade.

1ª DISCUSSÃO E VOTAÇÃO DO PROJETO DE LEI Nº 03/2023 – Dispõe sobre a denominação de Rua Arcênio Francisco da Silva. Aprovado por unanimidade.

DISCUSÇÃO E VOTAÇÃO DO PROJETO DE DECRETO LEGISLATIVO Nº 02/2023 – Autoria: Mesa Diretora => corrige monetariamente o valor das diárias do Poder Legislativo, utilizando-se o Índice Nacional de Preços ao Consumidor - INPC. Aprovado por unanimidade.

DISCUSÇÃO E VOTAÇÃO DA MOÇÃO Nº 01/2023 – Autoria: Jorge Luiz Sardo => Apela ao Executivo Municipal que adote providências concretas no sentido de minimizar os problemas dos animais de rua de nosso Município, executando as ações sugeridas na presente Moção. Aprovado por unanimidade.

EXPLICAÇOES PESSOAIS

Vereadora Kétrin Priscila Sell (MDB): apresentou da reforma do jardim da Samambaia que esta caminhando bem apesar do tempo não ajudar. E que no dia de hoje os pais fizeram mutirão para embelezar o Jardim.

Sobre o cemitério colocou que mesmo sem inaugurar vai precisar de reforma. Mas que segundo o Prefeito recebeu a liberação do IMA e por isso já poderá ser inaugurado.

Relata que será levada água da CASAN para a comunidade de Samambaia. Os canos já instalados até próximo ao cemitério.

Sobre a fala da semana anterior comenta que já foi reservado uma ambulância pelo CIN CATARINA.

E retificando ainda sua fala da semana anterior, lembra da Elaine que é a Agente de Combate de Endemias e agradece pelo trabalho dela.

Parabeniza o Vereador Jorge pela moção apresentada.

Vereador Leonir Pedro Braun (PODEMOS): Defende a sua Indicação para fazer a correção do grau de inclinação da curva após a ponte na rua Adolfo Mello. Apresentando que é uma rua que joga pra fora e assim causa muitos acidentes. Lembrando que já caiu um caminhão pipa, uma primeira dama e o próprio vereador. Reforçando que com garoa ela ainda se torna bem escorregadia. Reforçando ainda que é pedido já feito ano passado e ate mandato passado, e pede de novo reforçando.

Parabeniza Secretaria de Educação e Direção de Esportes pela realização do Campeonato de Futebol de Campo que conta com dez equipes que representam tanto o centro como as comunidades. E da qual será uma disputa em alto nível.

Parabeniza a Direção de Turismo pela bela feição do balanço na praça Prefeito Jose Horácio Laurindo que com fundo do balanço fica a frente da Igreja ficando um belo cenário para foto. E assim mais um local para que as pessoas possam registrar e levar o nome de Imbuia adiante.

Comenta sobre a Reunião da UCAVI em Vidal Ramos aonde contou com a presença dos nove Vereadores. Com reunião sobre a fumicultura e com discussão sobre a valorização do produtor.

Parabeniza o Vereador Jorge por apresentar a moção, destacando a preocupação com o abandono de animais no município.

Solicitou o envio de oficio de condolências a família de Rogério Soares, que por muitos anos foi funcionário público do município na atividade de Motorista da Secretaria da Saúde.

Vereador Jorge Luiz Sardo (MDB) justifica que apresentou a Moção com o intuito de ajudar, em especial as cuidadoras de animais,  quanto aos animais em situação de abandono. Relata que entrou em contato com outros municípios para saber de ações que deram certo. E um contato com Vereadora de outro município ela apresentou que eles têm Lei especifica para causa animal. Ressalta que o abandono de animal é crime. E que pode ser realizado mutirão de castração. Apresenta que tem duas veterinárias que fazem evento de castração itinerante, com histórico de atender municípios vizinhos, mas quando chega na Imbuia trava e não acontece.  E espera assim que o município busque tomar ações e reforça o pedido de ajuda aos Vereadores.

Comenta sobre o balanço, da qual foi ganhado para o Stammtisch. E doado pela empresa SEMATRA do Senhor Gentil Becker. Na época conversou com Padre Julio e com Diretor de Turismo Nei, aonde foi instalado na frente da Igreja, em um local muito bonito.

Convida a todos a prestigiarem a Festa da Igreja Evangelica da Nova Alemanha no próximo domingo.

E em tempo ressaltou da atividade de colocar chip e assim poder identificar o animal e poder punir quem abandona.

SESSÂO EXTRAORDINARIA

Discussão e Votação do PROJETO DE DECRETO LEGISLATIVO 01/2023 Aprova as Contas do Prefeito Municipal de Imbuia, inerentes ao Exercício de 2021. Aprovado por unanimidade.

Ao encerramento o Presidente marcou a Próxima Sessão Ordinária para o dia vinte de março as 19 horas.

Acesse a íntegra da Sessão aqui.

Jorge defende Moção: Pediu aprovação da Moção, aonde varias pessoas cuidadoras procuram os Vereadores. E assim justifica a Moção como uma forma de minimizar o problema da causa animal.