01ª Sessão Ordinária (06.02.23)

por Daniel Augusto Schmoller publicado 09/02/2023 17h16, última modificação 09/02/2023 17h16
Resumo da 01 Sessão Ordinária do dia 06 de fevereiro de 2023

 

A Câmara Municipal de Imbuia realizou nesta segunda-feira (06) a primeira Sessão ordinária de 2023.

 

ABERTURA DO ANO LEGISLATIVO

Primeira Sessão Ordinária de 2023 o Presidente Vereador Ezair Erhardt (MDB) recepcionou a todos desejando boas vindas e declarou aberta a Sessão. 

 

LEITURA DE MATÉRIAS LEGISLATIVAS:

INDICAÇÃO Nº 01/2022 – Autoria: Vereador Aldori Rengel => Sugere ao Executivo Municipal, que denomine o Campeonato Municipal de Futebol de Campo, a realizar-se neste ano, de “CHICO RENGEL”. Leitura aqui

ESPAÇO PARA FALA DO PREFEITO EM EXERCICIO

O Prefeito em Exercício Lauri Momm usou espaço na Sessão. Iniciou desejando sucesso para a Mesa Diretora e todos Vereadores neste ano. E que o clima possa ser bom entre os poderes. Colocando que muitas vezes não pode atender tudo que os Vereadores solicitam por ter de olhar para todos os munícipes.

Apresentou que visando o inicio do ano letivo estão sendo feito preparações como o patrolamento de estradas e reformas nos centros educacionais para dar início ao ano letivo.

Quanto a chuvas e tempestades coloca que o município não foi tão severamente atingido, em contraste com municípios vizinhos. Somente estragos pontuais na localidade de Alto Ivaí.

Coloca que deu prosseguimento a trabalho já planejados anteriormente: A Implantação de ponto de ônibus um no Jardim Tarumã e outro na Rua Joao Raitz.  A preparação do Parque de Eventos para a FEMIVE. A colocação da cerca na Praça da Raiz que também recebera melhorias nos brinquedos. A implantação de placas indicando as localidades. E a pintura de faixas no perímetro urbano.

Destaca que procurou o setor responsável pelos Projeto da AMAVI para saber o estado em que estão os Projetos que estão lá. Apresenta que juntamente com os Vereadores recebe questionamentos e por isso buscou conhecer e pedir celeridade para três principais: A reforma da farmácia, a cobertura do Pequeno Polegar e a rampa da Umbelina Lorenzzi.

Visitou o IMA juntamente com Prefeito Deni para tratar sobre a liberação do Cemitério Municipal. Aonde já realizada vistoria e aguardando a análise da documentação para ser liberado para uso.

E já foi encaminhado para a Câmara Projeto alterando valores de horas maquinas.

Conclui ressaltando a busca em entender sempre o todo da população.

ORDEM DO DIA

Realizada a apresentação dos líderes de bancadas e votação das Comissões Permanentes:

 

LÍDERES DE BANCADA E COMISSÕES PERMANENTES

Foi oficializado os Vereadores que serão os Líderes da Bancada de Cada Partido e feita a formação das Comissões Permanentes:

Vereador Jorge Luiz Sardo Líder do MDB

Vereador Marcio Scheimann Líder do PROGRESSISTAS

Vereador Leonir Pedro Braun Líder do PODEMOS.

 

Comissão de Constituição, Legislação, Justiça e Redação

Presidente: Vereador Altair Rengel

Vice Presidente: Vereador Antônio Truppel

Secretário: Vereador Aldori Rengel

 

Comissão de Finanças, Orçamentos, Tributação e Fiscalização

Presidente: Vereador Jorge Luiz Sardo

Vice Presidente: Vereador Marcio Scheimann

Secretário: Vereadora Giani Ferreira da Silva

 

Comissão de Educação, Cultura, Saúde e Assistência Social

Presidente: Vereador Leonir Pedro Braun

Vice Presidente: Vereador Aldori Rengel

Secretário: Vereadora Ketrin Priscila Sell

 

Comissão de Obras, Serviços Públicos e Atividades Privadas

Presidente: Marcio Scheimann

Vice Presidente: Vereador Aldori Rengel

Secretário: Vereadora Ketrin Priscila Sell

 

Comissão de Comissão de Agricultura, Industria e Comércio

Presidente: Vereador Leonir Pedro Braun

Vice Presidente: Vereador Altair Rengel

Secretário: Vereadora Giani Ferreira da Silva

 

EXPLICAÇOES PESSOAIS

Vereador Leonir Pedro Braun (PODEMOS): Iniciou desejando que a Câmara nesse ano faço o melhor para o povo imbuiense.

Agradeceu ao Executivo ao apoio para a Realeza da Festa do Milho Verde. Onde observou elas entregar convite durante a Festa da Matriz para cada família que la estava para participar da FEMIVE. E incentiva que elas possam ir ainda para outros municípios levar a propaganda daqui.

Comentou sobre Projeto que apresentou e defendeu já em 2013 e até 2016 para ajudar as pessoas que tem filhos ou cônjuge com alguma deficiência. Que teve que contar com os apoios do ex-Vereador Elimar Schlickmann e do então Prefeito João Schwambach para conceder tal direito. E que com o Estatuto do Servidores, Projeto de Lei enviado para a Câmara final do ano passado foi revogado juntamente com outras leis o auxílio alimentação integral dos beneficiários desta licença. Ressaltando que o funcionário é servidor por 40 horas e por isso deve receber vale alimentação de 40 horas.

Ressalta que como veio atropelado, acabou por passar despercebido dos Vereadores também a revogação do benefício ao servidor que busque se aperfeiçoar com graduação ou pós graduação.

Assim solicita ao Executivo que encaminhe novamente Estatuto para Câmara estudar e que seja concedido novamente estes Direitos.

Destacando que está Vereador e não é Vereador. Que não é uma profissão e que se esta aqui é pela população e busca o melhor para ela.

E em tempo acrescentou que uma das solicitações dos Vereadores foi atendida que foi a licença maternidade de 06 meses.

 

            DEBATE PARA EXPLICAÇÃO PESSOAL DA FALA DO VEREADOR LEONIR

Vereador Jorge Luiz Sardo (MDB): Destacando que sempre buscou o melhor para as pessoas. E que sempre trabalhou em prol das pessoas. Sobre o Estatuto coloca que pode ter passado despercebido pelo Executivo e com essa Lei sendo revogada junto sem os Vereadores quererem. E assim solicita que o Executivo encaminhe Projeto corrigindo e dando esse direito novamente.

E que também fosse convocada uma reunião com Prefeito, Prefeito em Exercício e Secretário de Administração para alinhar para que possa ser feito da maneira correta.

Vereadora Ketrin Priscila Sell (MDB) colocou que confiava no que via da Prefeitura. E apesar de terem errado, mas quando apresentaram e explicaram o Projeto em nenhum momento colocaram em sobre a retirada dos benefícios. Destacando que entende que houve o erro e que espera que fação a correção.

Vereador Marcio Scheimann (PP) apresenta que nenhum Vereador teve a intenção de tirar benefício de alguém. Assim solicita ao Executivo que veja essa situação e encaminhe a Câmara Projeto para corrigi-la. E ressalta para que não encaminhe Projetos em pouco prazo para estudos. E aonde tiveram confiança com Executivo e que quando apresentou o Projeto em nenhum momento falou em retirar ou alterar estes benefícios.

 Vereadora Giani Ferreira da Silva (PP) comentou sobre a formação de Profissionais, aonde a Prefeitura da ajuda de custo para graduação ou pós graduação. Porém o funcionário não recebera nada após a conclusão. Assim não valendo o incentivo. E assim se busca gerar funcionários competentes capacitados deve haver o incentivo a eles permanecer no município. E sobre o auxilio alimentação que foi retirado é injusto retirar um direito da qual já haviam conseguido.

Vereador Aldori Rengel (MDB) reforça o pedido para que os Projetos venham a Câmara com mais tempo para análise. E que venham separados. Podendo assim analisar cada Projeto conforme necessita. Evitando assim erros como o que aconteceu.

Vereador Altair Rengel (PP) apresentou que como vem o Projeto acumulado que encaminhe de forma separada, ficando mais fácil a análise. Onde se acaba por assinar muitas vezes analisar devidamente a situação.

Vereador Antônio Truppel (Podemos) apresenta que foi uma falha dos Vereadores em aprovar, mesmo que com pouco tempo. Mas que tem certeza que o Executivo ira encaminhar Projeto para correção.

 

EXPLICAÇÃO PESSOAL

Vereador Aldori Rengel (MDB) agradece ao Executivo pelo atendimento de pedidos realizados.

Sobre a Indicação, diz ser uma homenagem ao Aurino que era uma pessoa “doente” por futebol. Participando como atleta, como arbitro amador e ainda como responsável do ginásio realiza campeonatos locais, atividades com crianças. Aonde ele foi um grande incentivador do esporte no município. 

Ao encerramento o Presidente marcou a Próxima Sessão Ordinária para o dia 13 de fevereiro as 19 horas.

Acesse a íntegra da Sessão aqui.

Curta e siga a Página da Câmara assim saberá tudo que o ocorre no legislativo do Município.